Os 12 Maiores Benefícios Do Método Pilates

O método criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início do século XX, traz como um dos seus maiores benefícios a conexão entre mente, corpo e espírito, na busca pelo equilíbrio do indivíduo e qualidade de vida em qualquer idade.



A modalidade é usada no mundo inteiro para condicionar e tratar várias disfunções neuromusculares, mio-articulares, neurológicas, psicológicas e até psicossomática. Isso é possível por meio de seus princípios e uma série de exercícios no solo – Mat Pilates, com 32 exercícios originais, e por um complexo repertório de exercícios nos equipamentos – Cadillac, Reforme, Ladder Barrel, Wunda Chair e Spiner Corretor.

Joseph Pilates elaborou 6 princípios que norteiam o método e que trazem muitos benefícios à saúde: Concentração, Centralização, Controle, Respiração, Precisão e Fluidez que são usados durastes todos as aulas.

Entre uma infinidade de benefícios, a Profa Dra Eliane Coutinho relaciona os 12 principais benefícios do método Pilates.

1. Ganho da Flexibilidade

A flexibilidade é considerada uma capacidade física mista, ou seja, coordenativa, na qual exige grande participação do sistema nervoso central e condicional.

A flexibilidade também é considerada uma capacidade física do ser humano que condiciona a obtenção de grande amplitude articular, durante a execução dos movimentos. Ou seja, o quanto que a sua articulação pode movimentar.

Essa flexibilidade perde-se ao longo do tempo por falta de estímulo, acarretando prejuízos musculares e articulares. Promover músculos flexíveis é um grande benefício que o método Pilates proporciona a seus praticantes, independente da idade os efeitos são inquestionáveis.

Todo o repertório de exercícios gera músculos fortes e flexíveis e essa flexibilidade é resultante de um extraordinário repertório exclusivo de exercícios que promove grande amplitude de movimento e alongamento máximo estimulando o ganho de comprimento muscular (através da produção de fatores de crescimento como NOs – óxido nítrico sintetase) e consequentemente promovendo a flexibilidade necessária para ter-se músculos saudáveis, sem dor e com pleno desempenho funcional.

A flexibilidade preveni doenças articulares e dores musculares, pois músculos flexíveis permitem que as articulações sejam menos comprimidas e sobrecarregadas e consequentemente mais móveis e sem limitação é dor.

2. Ganho de Força muscular

A força muscular é considerada essencial para o funcionando perfeito das articulações, sustentação do corpo, performance muscular, marcha e o desenvolvimento do desempenho das habilidades motoras do indivíduo, desde a infância até a terceira idade.

O método Pilates proporciona o ganho de força de forma organizada e sem sobrecargas em todos os músculos do corpo e esse benefício ocorre devido a um recrutamento muscular máximo, ou seja, um maior número de fibras em contração durante os exercícios. Esse recrutamento, essencial para o ganho de força, é potencializado pela concentração, princípio do método, durante os exercícios.

Pilates promove Força durante envelhecimento

É muito importante a prática correta dos exercícios de Pilates, para obter-se o benefício do ganho de força em todas as fases da vida, mas em especial após os 30 anos, pois é nessa fase que inicia-se o decréscimo da força muscular.

Com a prática nessa fase o Pilates promove ganho e manutenção da força, por meio dos exercícios que usam a resistência do próprio corpo – Mat Pilates e também resistências dos equipamentos através das molas e esse é um valioso benefício na prevenção da sarcopenia, que é a atrofia muscular durante envelhecimento.

A perda de força interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo, e o método Pilates tem o grande benefício de promover ganho de força muscular gerando melhora na performance e qualidade de vida.

3. Estabilidade Articular

A estabilidade articular é extremamente importante para que o indivíduo tenha completo desempenho em todas as suas atividades diárias.

Uma articulação estável é uma articulação sem frouxidão. O que promove essa estabilidade articular é a força dos músculos que sustentam cada articulação.

Os exercícios de Pilates promovem esse ganho de força de forma organizada, promovendo movimentos articulares funcionais, sem compressões, sem desgaste e sem dor.

As articulações estáveis são articulações em perfeita congruência, ou seja, perfeito acoplamento entre os ossos, o que não causa pontos de sobrecarga e de lesão, a nível cartilaginoso.

Os exercícios de Pilares promovem estabilidade articular, um importante benefício para função articular. Um método que deixa as articulações saudáveis prevenindo e tratando das dores articulares decorrentes de processos degenerativos, como artrite e artrose.

4. Pilates Emagrece

O processo de emagrecimento se dá por meio de com conjunto de atitudes e práticas e a prática do método Pilates contribui para perda de peso. Em especial o método Pilates beneficia as pessoas que não gostam de praticar atividade, estimulado o prazer pela prática de exercício físico, o que é essencial para o processo saudável de emagrecimento.

O método também gera a conexão entre mente e corpo, aumentando o estado de concentração durante os exercícios e maior foco no objetivo de emagrecer.

O Pilates contribui para o emagrecimento, uma vez que o exercício pode ser trabalhado de forma contínua e de baixa intensidade, por meio de exercícios de solo, trabalhando abaixo do limiar anaeróbio, utilizando assim a gordura como fonte de energia, o que é chamado de lipólise, segundo a PhD Eliane Coutinho.

Ou também, por meio de exercícios mais intensos com intervalos, que podem ser realizados nos equipamentos, com o uso de cargas, aumentando a massa muscular e acelerando o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.

A perda de peso em quem pratica o Pilates ocorre em conjunto com o ganho de músculos e com a diminuição de medidas. Mas o principal benefício é estimular a produção do hormônio do prazer, serotonina, para assim estimular o prazer pela prática de uma atividade física saudável. O método Pilates contribui para o emagrecimento sem sobrecargas de forma saudável e prazerosa.

5. Diminuição do Estresse e Ansiedade

Atualmente, o estilo de vida dos indivíduos aumenta significativamente os níveis de ansiedade, estresse e de depressão. Contudo, estudos científicos comprovam que a prática de exercícios físicos controla esses distúrbios psicoemocionais cada vez mais frequentes na sociedade contemporânea.

Esses distúrbios psicoemocionais são bioquímicos e se manifestam por meio da carência de substâncias importantes que modulam a alegria, a satisfação e a vontade de cuidar-se. Dentre esses moduladores, um dos mais importantes é a serotonina, que é um hormônio secretado durante o exercício físico.

Como o Pilates conecta o corpo com a mente durante os exercícios, há um desligamento dos causadores desses distúrbios. Dessa forma, o benefício é o aumento do prazer durante o exercício e o aumento da produção da serotonina.

A grande maioria dos praticantes de Pilates, segundo Eliane Coutinho, relatam muitos benefícios, entre eles o bem-estar, não só durante as aulas, mas também após.

Com isso, os alunos criam um hábito saudável que gera, não só um ganho muscular, mas uma melhora emocional, deixando-o menos ansioso, focado e mais tranquilo. Consequentemente, melhorando a qualidade de vida, a autoestima e diminuindo a ansiedade e outros distúrbios psicoemocionais.

6. Pilates no Pré e Pós-parto

Pilates na gestação é uma das áreas que mais cresce em todo o mundo, visto que as mulheres desejam ter uma gravidez mais saudável, sem riscos e limitações, como edemas de extremidades, dores lombares, fadiga, dores muscular, dispneia, câimbras, stress e até depressão.

Com a prática do método é possível evitar todas essas intercorrências durante os três trimestres de gestação, uma vez que o Pilates tem como filosofia trabalha a futura mãe como um todo, integrando mente e corpo.

Primeiramente, o método ajuda a organizar o padrão respiratório da gestante, para melhorar a quantidade de oxigênio nos músculos e em todos os sistemas do corpo, prevenindo dispneia e cãibras, além de, melhorar o desenvolvimento fetal.

A melhora da capacidade respiratória contribui para aumentar o metabolismo muscular diminuindo o índice de câimbras e melhorando o padrão respiratório, em especial no final da gestação.

O Pilates também promove outros benefícios importante, como o aumento do retorno venoso, reduzindo os edemas e dores de extremidade e os desconfortos articulares, em especial nos punhos e tornozelos.

A dor lombar é um dos principais sintomas presentes durante a gestação e o método Pilates tem como função prevenir e tratar essa dor, estabilizando a coluna através do fortalecimento dos músculos profundos e reorganizando a biomecânica das suas curvaturas durante todas a gestação.

Uma coluna estável e sem sobrecargas e com músculos fortes previne as dores pélvicas, as dores irradiadas para os membros inferiores e o desconforto durante a marcha, principalmente no último trimestre de gestação.

O Pilates ainda melhora a frequência cardíaca da gestante, estabilizando os batimentos cardíacos o que possibilita uma gestação com menos aceleração cardíaca e melhor desempenho na atividades de vida diária.

O método por fim traz o benefício da melhora do sono pela diminuição da ansiedade, pelo alongamento e relaxamento muscular durante a prática.

7. Pilates na Artrose

A artrose é um processo degenerativo articular que causa dores e perda de movimento. O método Pilates tem como principal função aumentar os espaços intra-articulares, por meio do ganho de flexibilidade e estabiliza as articulações e do ganho de força muscular.

Os exercícios de Pilates trabalha os músculos em cadeia cinética fechada, que melhoram a artrose, pois esses exercícios não sobrecarregam as articulações e geram fortalecimento dos grandes grupos músculos, de forma organizada.

A amplitude de movimento conseguida pelo alongamento muscular é outro benefício que ameniza a artrose. O alongamento muscular aumenta os espaços intra-articulares permitindo movimentos amplos e melhora das habilidades motoras durante o dia a dia.

O método ainda trabalha as articulações de forma preventiva, ou seja, o Pilates é capaz de fortalecer e alongar os músculos, estabilizando as articulações e prevenindo o processo de sarcopenia (atrofia muscular) e sobrecarga que ocorre durante o envelhecimento.

8. Pilates na Escoliose

Os desvios posturais são muito comuns durante a infância (entre 10 e 12 anos), em especial a escoliose e a hipercifose, que é uma alteração do alinhamento da coluna. A escoliose caracteriza-se por uma torção da coluna vertebral, sendo assim, é um desvio tridimensional. Porém, antes de nos atermos à escoliose, faz-se necessário diferenciar a escoliose propriamente dita da chamada atitude escoliótica.

A atitude escoliótica é resultante de um desvio apenas no plano frontal e é totalmente redutível. Além disso, não apresenta nenhuma deformação estrutural, não é permanente e não evolui. Ela é considerada como uma atitude de compensação por perturbações que não estão diretamente ligadas à coluna vertebral, como, por exemplo, a diferença de comprimento dos membros inferiores, o desequilíbrio na pelve, fraqueza dos músculos do tronco, posturas antálgicas (postura compensatória por dor), vícios de mau posicionamento, entre outros.

O Pilates tem o objetivo reorganizar o eixo da coluna vertebral, tratando o desequilíbrio muscular, a alteração da imagem postural, a fraqueza e o encurtamento muscular, por meio da flexibilização e fortalecimento dos músculos superficiais e profundos dos músculos do tronco.

O método trabalha de forma dinâmica, com o repertório original dos exercícios no solo e nos equipamentos, como o objetivo de promover reorganização vertebral e reequilíbrio muscular, tratando não só a alteração postural mas, estimulando o cuidando com a postura corporal, através do equilíbrio entre, força e flexibilidade dos músculos que sustentam a coluna vertebral.

9. Pilates na Hipercifose

A coluna vertebral apresenta 4 curvaturas no plano sagital (lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacro-coccígea), que são balanceadas e cuja presença tem sido interpretada sob o ponto de vista biomecânico, como possuindo benefício de aumentar a resistência mecânica da coluna vertebral, aumentar a sua capacidade de absorção de choques e também a sua flexibilidade.

A manutenção desse equilíbrio é sinônimo de uma coluna saudável e desejo de todos ao longo da vida. Um indivíduo com hipercifose, uma coluna curvada para frente no plano sagital, é um indivíduo velho, ao contrário, um indivíduo ereto é considerado como um indivíduo jovem.

Se olharmos os idosos curvados a percepção é de um corpo mau cuidado, doente, sem movimento. Se olharmos um idoso ou um jovem com postura ereta, olhando para o horizonte, a percepção é de um indivíduo com um corpo jovem e saudável.

A hipercifose é uma deformidade comum em todas as faixas etárias, tendo como causa os posicionamentos posturais inadequados agravados pelo desenvolvimento tecnológico, como o uso dos celulares, tabletes e computadores. Essa deformidade é agravada por dores na coluna cervical, nos ombros, nas escápulas podendo estender-se por toda a coluna vertebral.

Para voltar a ter uma coluna ereta, é recomendável reequilibrar as forças musculares e o método Pilates traz o benefício do reequilíbrio postural devolvendo a força muscular superficial e profunda do tronco, organizando o posicionamento das escápulas, dos ombros, da cervical e da cabeça. Os exercícios de Pilates visam reorganizar biomecanicamente a coluna, fortalecer os músculos posturais e devolver uma postura com curvaturas equilibradas.

10. Pilates promovendo Coordenação e Equilíbrio

Ao longo da vida, o indivíduo perde a capacidade de coordenar os movimentos e o equilíbrio. Essa perda pode ser decorrente de doenças neurológicas ou apenas da perda de massa muscular, chamada de sarcopenia.

A coordenação é um fenômeno intra e intermuscular caracterizado pela ativação das musculaturas na ordem e em momentos adequados. O equilíbrio é a habilidade de manter o corpo estável em determinada situação. E isso adquire-se com o treinamento. Com o avanço da idade e perda muscular o equilíbrio e coordenação são comprometidos.

Para manter a coordenação é necessário a execução de padrões motores em todas as amplitudes e planos de movimentos.

O método Pilates tem o grande benefício de proporcionar esses padrões de movimentos, por meio de exercícios funcionais no solo e nos equipamentos, que permitem padrões motores de grandes amplitudes de movimentos.

Dessa forma, o Pilates desenvolve, treina e reabilita a coordenação motora, associando movimentos de membros superiores e membros inferiores. Trabalhando movimentos associados, gerando benefícios, como o ganho de coordenação e equilíbrio.

O Pilates trabalha a coordenação e o equilíbrio, desde a infância de forma preventiva acompanho e estimulando desenvolvimento, a na terceira idade recuperando e estimulando o equilíbrio e coordenação comprometidos.

11. Pilates na Hérnia de Disco

A hérnia de disco é considerada uma das doenças que mais causam afastamento no trabalho, pois acarreta uma grande debilidade motora. É o diagnóstico mais comum dentre as alterações degenerativas da coluna lombar (acomete 2 a 3% da população) e a principal causa de cirurgia de coluna na população adulta. O quadro clínico típico inclui lombalgia inicial, seguida de lombociatalgia e, finalmente, de dor ciática pura.

Hoje, o método Pilates pode tratar o indivíduo deixando-o sem dor e funcional. Esse método cada vez mais é aprofundado cientificamente nas áreas de biomecânica, cinesiologia e neurologia, fazendo com que os profissionais prescrevam o método de forma consciente para tratar doenças tão graves, como a hérnia de disco, que compromete os componentes físico emocional do paciente.

O Pilates traz muitos benefícios para essa patologia, como estabilização a coluna, controlar a dor, reorganizar as curvaturas e fortalecer os músculos profundos, gerando o controle da disfunção, e trazendo para o indivíduo qualidade de vida.

O método trata desde a fase inicial da doença, estabilizando-a e controlando o quadro de dor, até a fase crônica, na qual é preciso estabilizar e mobilizar a coluna para que esta ganhe flexibilidade, diminua sobrecarga, e também ganhe força para controlar os micro movimentos que causam e agravam a hérnia.

A modalidade utiliza, no processo de reabilitação, exercícios do pré-pilates, que são exercícios que visam construir uma coluna organizada. Esses exercícios são feitos no solo, uma vez que trabalham a estabilização estática, e também nos equipamentos, trabalhando exercícios estáticos, dinâmicos e de mobilidade da coluna.

É preciso que essa disfunção seja tratada por um fisioterapeuta extremamente capacitado e com uma visão de reabilitação plena. Ou seja, devolver a função, e não só debelar o quadro de dor, mas deixando o indivíduo com a função reabilitada.

A partir do momento que a hérnia não precisa ser operada, cabe em conjunto, o médico e o fisioterapeuta e educador físico restabelecer a função do movimento, por meio de um programa de reabilitação e condicionamento através do método Pilates.

12. Pilates na Melhora do Padrão Respiratório

Durante os exercícios, o método Pilates traz muitos benefícios, entre eles o aumento da capacidade respiratória.

Esse é um benefício que o método oferece por aumentar o volume de oxigênio, por meio do trabalho do diafragma. E também o aumento do volume da expiração. Ou seja, aumenta tanto a capacidade de inspirar, como a capacidade de expirar.

Dessa forma, todas as pessoas que praticam o método trabalham os músculos com maior aporte de oxigênio, isso tem o grande benefício para o metabolismo celular, diminuindo a acidose metabólica e as câimbras.

Logo, o músculo submetido a exercícios de Pilates é mais resistente a fadigas e consequentemente menor índice de lesão, e menor índice de dor durante os exercícios.

A prática do método Pilates fortalece o músculo do diafragma melhorando várias disfunções respiratórias, como bronquite crônica, enfisema pulmonar e asma.

Assim, o método beneficia indivíduos em sua diversas disfunções: musculoesqueléticas, neuromotoras, e respiratórias. É um método que trabalha vários sistemas corporais, não focando apenas no músculo, mas no indivíduo como um todo. Como diria seu criador Joseph Humbert Pilates: “Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.”

Fonte: fisioterapia.com / segs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages